Em visita ao Brasil, a ONG "Article 19", registrou junto a advogados e jornalistas que "hoje exista cerca de uma indenização para cada jornalista trabalhando nos cinco principais grupos de comunicação do Brasil (Folha de S. Paulo, Organizações Globo, Grupo Abril, O Estado de S. Paulo e Editora Três)". A pesquisa foi feita no mês de agosto baseada nas informações do site Consultor Jurídico. E segundo o relatório essa proporção configura um recorde mundial.
Mário Chaer, editor do site Consultor Jurídico, diz que "o crescimento exponencial das indenizações [contra jornalistas] é uma tentativa dessas pessoas de usar o Judiciário como escudo para se protegerem das críticas". Segundo Chaer, o número de ações caiu, de 3.342 para 3.133 processos entre 2003 e 2007, mas o valor médio das indenizações subiu de R$ 20 mil para R$ 80 mil.
A "Article 19" defende a liberdade de expressão (o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz que "toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão"). Foi fundada em 1987 e tem representantes no Brasil desde o ano passado. O site da organização ainda está sendo traduzido para a língua portuguesa.
FONTE: Comunique-se
.Lilian Philippi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário