domingo, 28 de outubro de 2007

Mais do Mesmo !





A eleição na Argentina está decidida. Não precisa nem apurar os votos para saber quem saiu vencedora. Cristina Kirchner, exposa de Nestor Kirchner, receberá do marido a faixa presidencial e o comando da Casa Rosada. Muda alguma coisa ? Não. Cristina pegou Carona na popularidade do atual presidente argentido e marido, apesar de no começo do mandato, nestor deter um índice de popularidade muito superior ao de agora ( de 85% para 45% ).

Além disso , o bom momento da economia hermana favorece a nova líder argentina, apesar do alto índice de inflação no país. O ponto positivo é queda do desemprego no país que há quatro anos era de 17,7% e caiu para louváveis 7,7%. Os salários também cresceram em número considerável (89,4%) e o ídice de pobreza caiu de 54% para 23,4% da população. Mas nem tudo são flores... Olho na inflação ! Ela pode ofuscar o brilho desses números positivos.A nova o(ou seria velha?) administração terá de segurar esse fantasma.

Mas um dos principais desafios da presidenta Kirchner será declinar o número de empregos informais, o aumento dos gastos públicos e principalmente mais aplicar investimentos no setor energético, que aliás já andou enfrentando escassez de combustivel. E Nestor Kirchner, o que fará daqui pra frente ? Ele vai exercer um cargo parecido com o de um 1º ministro. Continuará tomando decições importantes na Argentina. Ou seja, o governo de Cristina Kirchner nos próximos quatro anos será apenas mais do mesmo.

Por Thiago Andrade

Nenhum comentário: