quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O polêmico estágio no jornalismo


O estágio é um assunto muito polêmico no mundo do jornalismo. Enquanto muitos defendem, alegando que traz muito aprendizado para o acadêmico, o sindicato dos jornalistas critica, dizendo que as empresas usam o trabalho dos estagiários como “mão de obra barata”. Talvez uma boa opção no caso da dúvida seja o estágio na Univali, onde há profissionais da área que auxiliam o aluno. Conversamos com a acadêmica de jornalismo Fernanda Prado, que está no terceiro período do curso e já faz estágio na Rádio Univali desde o primeiro.

Daniela: Como você entrou no estágio da Univali?



Fernanda: Um dia, com um amigo que fazia estágio, eu conheci a rádio. Então tentei falar com a Liza Lopes Correia, coordenadora da rádio, pedindo a ela para fazer um estágio voluntário lá. Ela deixou eu acompanhar uma semana de programa, e no fim dessa semana realizei um teste. A partir daí, comecei o estágio e estou lá até agora, já fez mais de um ano.


D: Porque você resolveu fazer estágio na Univali?


F: Eu sempre quis fazer estágio. Acredito que é muito importante fazer, inclusive durante toda a faculdade. Então, quando vi a oportunidade, fui até lá e tentei. Acho que falta é interesse dos alunos, de chegar e falar com os responsáveis e tentar ao menos conseguir um estágio voluntário. Não adiante se acomodar e reclamar de tudo.


D: Você faria estágio fora da Univali?


F: Sim, inclusive eu pretendo fazer. Acho que, apesar dos problemas da história da mão de obra barata, temos que reconhecer que é lá fora que enxergamos mesmo o que é a realidade do mercado de trabalho. Por isso ainda quero passar por essa experiência.


D: O que você aprendeu no estágio da Rádio Univali?


F: Muitas coisas, algumas que eu nem tinha aprendido ainda nas aulas. Aliás, foi o estágio que me motivou a continuar a faculdade, porque as aulas do primeiro período desanimam muito o aluno.


D: Quanto tempo mais você pretende ficar nesse estágio?


F: Até o final do ano. Quero começar estágio em outro segmento. Talvez um programa na rádio ao vivo ou até mesmo na TV, para poder aprender cada vez mais.

Reporter: Daniela Longaray

2 comentários:

Silvia Quevedo disse...

Dani

Bem legal. Gostei da entrevista. só faltou uma foto da entrevistada. Você não tem? abraço, silvia

Silvia Quevedo disse...

Dani

Adorei quando abri ontem e vi a foto. Parabéns!
Mas e hoje, cadê a galera? Meu e-mail é silviaprojetos@hotmail.com, me diz algo, bjo, silvia