Em pesquisa desenvolvida pelo Ministério da Saúde em 2000, a cidade de Itajaí foi citada com o maior número de incidências do vírus da Aids no Brasil. Para cada 100 mil habitantes havia 1.010 notificações. Em segundo lugar, Balneário Camboriú com 847 casos. Diante desses dados alarmantes foi criada no mesmo ano, a Associação das Profissionais do Sexo do Vale do Itajaí (Aprosvi) que visa à prevenção do vírus da Aids junto ao seu público-alvo; – os homossexuais masculinos e femininos, prostitutas, homo-orientados, agindo diretamente com a sociedade.
Na sede em Balneário Camboriú, a ONG através da campanha “Todos juntos na prevenção”, financiada pela Secretaria de Estado da Saúde – Fundo Estadual da Saúde, atua com o projeto nos municípios da região da Foz do Rio Itajaí de forma direta, tanto na distribuição de preservativos, como para encaminhar a população para realizar o diagnóstico e tratamento do vírus.
A instituição desenvolve um trabalho pioneiro na região e atinge cerca de 20 mil pessoas com palestras, seminários, cujo principal objetivo é conscientizar, educar e sensibilizar a todos. “O mais importante é a procura pelo diagnóstico precoce, evitando a transmissão e tratando as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), impedindo mais tarde que a pessoa seja contaminada com vírus da Aids”, ressalta, Andréa Wolf, psicóloga e coordenadora da instituição que tem como meta, diminuir os índices do vírus da Aids divulgados em 2000.
Assessoria de Imprensa Voluntária prestada pelos alunos do 5° período de Jornalismo da Univali.
Renata Silva (47) 3345-4194
Jaison Felipi (47) 9904-9999
Marília Massochin (47) 9938-0886
Email:assessoria_aprosvi@yahoo.com.br
*Por Renata Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário