Sua música não está nas paradas de sucesso, ela não aparece no domingão do Faustão e muito menos na revista “tititi”. Sua voz é grave, própria do samba, com um timbre muito especial. O disco Menino do Rio de Mart’nália é aquele que você coloca e não “pula” nenhuma faixa.Ela abre o disco com o lindo samba chamado “Pra Mart’nália” de Fred Camacho e Jorge Agrião, feito especialmente pra ela. Filha do sambista Martinho da Vila, Mart’nália convive intimamente com a música desde sempre, mais especificamente com o samba. Toca quase todos os instrumentos de percussão. Dos instrumentos de harmonia, escolheu o violão.
Além de tudo é compositora, no disco, assina as músicas “Pretinhosidade”, “Sem perdão a vida é triste solidão” junto com Ana Costa e Zélia Duncam, “Essa Mania” com Moska e “Para Comigo” com parceria de Paulinho Black. As outras onze canções foram escolhidas cuidadosamente. Mart’nália interpreta o clássico “Menino do Rio” de Caetano Velozo e Estácio, Holly Estácio de Luiz Melodia essas são as únicas músicas mais conhecidas.
O disco não é todo de samba, na faixa oito você pode se deliciar com a linda balada “Soneto do teu corpo” de Leoni e Moska. Merece destaque também a música “Cabide”, de Ana Carolina, que ganhou versão que mistura pop e samba.
Os músicos que acompanham Mart’nália são de primeira qualidade, um exemplo disso é o baixista Jorge Helder, da banda de Chico Buarque, que está em quase todas as faixas. O disco ainda conta com a participação da bateria da Escola de Samba Vila Isabel na música “Origem da Felicidade”, de Celso Fonseca.
Maria Bethânia é responsável pela direção geral e faz uma participação especial na música “São Sebastião” declamando trechos do poema “Cartão Postal” de Vinicius de Morais.
Mart’nália é mais um exemplo de que a música brasileira não parou nos anos 60, depois de Chico, Tom, Vinicius, Caetano, Gil. Lindas canções foram compostas e excelentes discos foram produzidos.
Mart'náliaMenino do Rio
(Biscoito Fino)
3 de abril de 2006
R$ 25
Por Bárbara Damásio
Nenhum comentário:
Postar um comentário