Kimi Raikkonen da Ferrari venceu o mundial de Fórmula 1 neste domingo, no circuito de Interlagos, São Paulo. Raikkonen, de 28 anos, chegou à última etapa da Fórmula 1 na terceira colocação, mas conquistou seu primeiro título na categoria ao vencer o Grande Prêmio do Brasil. Seu companheiro de Ferrari, o brasileiro Felipe Massa, ficou em segundo. Os pilotos da McLaren, o inglês Lewis Hamilton e o espanhol Fernando Alonso, se complicaram na disputa de posição logo após a largada. Alonso chegou em segundo e Hamilton em sétimo.
Hamilton mostrou nervosismo durante toda a corrida e errou muito. Além de largar mal, de segundo ele caiu para sétimo lugar, o motor de seu carro falhou na oitava volta. Ele caiu para a décima oitava posição. Durante o restante da corrida Hamilton conseguiu se recuperar.
O inglês chegou ao Brasil com quatro pontos de vantagem para o seu companheiro de equipe, Alonso, e sete em relação a Raikkonen. Porém, após o resultado em Interlagos, o finlandês pulou para 110 pontos, contra 109 de Alonso e Hamilton, terceiro e sétimo no GP do Brasil, respectivamente. O inglês terminou como vice-campeão nos critérios de desempate.
Esta é a terceira vez que um piloto da Finlândia vence o mundial. Keke Rosberg, em 1982, e Mika Hakkinen, em 1998 e 99, também levantaram o troféu da categoria. Massa liderou grande parte da prova, mas após a segunda parada nos boxes, Raikkonen saiu na frente, o que era necessário para o título ficar com a Ferrari.
Rubens Barrichello, da Honda, fez uma péssima corrida e terminou a temporada sem pontuar. Além de queimar a largada, o que lhe rendeu uma punição de voltar aos boxes, Barrichello abandonou a prova na 41ª volta com problemas no motor. Abandonaram também os pilotos Sebastian Vettel, da Toro Rosso, Mark Webber, da Red Bull, Jenson Button, da Honda, Giancarlo Fisichella, da Renault, e Sakon Yamamoto, da Spyker.
Logo após a largada do Grande Prêmio do Brasil, Fisichella e Yamamoto envolveram-se em um incrível acidente. Após escapar da pista, Fisichella tentou retornar rapidamente. No entanto, Yamamoto, que vinha em alta velocidade, não conseguiu desviar e os dois se chocaram. A Spyker de Yamamoto chegou a subir sobre o carro de Fisichella. Com o choque, os dois pilotos foram obrigados a abandonar a etapa final da temporada 2007 do Mundial de Fórmula 1. A corrida pode ter sido a última de Fisichella na Renault. O contrato do piloto italiano termina no final deste ano.
Um episódio interessante aconteceu hoje em Interlagos: o estreante na Fórmula 1, o japonês Kazuki Nakajima, da Williams, não conseguiu frear ao chegar no pit stop da equipe e atingiu em cheio dois mecânicos, que ficaram machucados. Eles foram atendidos no centro médico de Interlagos. Um machucou as costas, o outro a perna. Nakajima substituiu o austríaco Alexander Wurz na última corrida da temporada. Wurz anunciou a aposentadoria na semana passada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário